Varíola Humana

    VARÍOLA HUMANA     


Esquema FEITO pela Aluna Roncatto


A varíola humana começou aproximadamente 430 a.c , e foi criada a vacina em 1798 (aproximadamente) e sua erradicação 1980  

LINHA DO TEMPO

COMEÇO          VACINA         ERRADICAÇÃO


  430 A.C             1798                    1980



SINTOMAS:

 Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe , com febre, mal-estar, mas depois surgem dores musculares, gástricas e vômitos violentos. Após infecção do tracto respiratório, o vírus multiplica-se nas células e espalha-se primeiro para os órgãos linfáticos e depois via sanguínea para a pele, onde surgem as pústulas típicas, primeiro na boca, depois nos membros e de seguida generalizadas.



TRANSMISSÃO:

"A transmissão da varíola ocorre, na maioria das vezes, por inalação de gotículas contendo o vírus, as quais são eliminadas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. Apesar de menos comum, a varíola pode ser contraída ao manusear-se roupas, lençóis ou outros objetos contaminados pelo doente, por exemplo. 



DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico se faz por análise pelo microscópio eletrônico de líquido das pústulas. Os vírus são característicos e facilmente visíveis. A varíola não tem cura. A única medida eficaz é a vacinação.


CURIOSIDADE SOBRE A VACINA:

Edward Jenner em 1796 reparou que as mulheres que retiravam o leite das vacas não contraíram a varíola e acabou descobrindo que a sua imunidade devia-se à infecção não perigosa com cowpox (vaccinia o varíola bovina, da palavra em Latim para esse animal, vacca). Ele propagou a prática de usar a cowpox para a inoculação prévia do vírus vaccinia, descobrindo a vacina. Esse método de imunização ainda se denomina hoje vacina devido ao vírus vaccinia.


Feito pela Aluna Roncatto


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões + Respostas da prova do Paim - 1° trimestre

Forma do planeta - Evidências